RH Digital |
22 julho 2022
O novo profissional de RH deverá ter um perfil nato que leve as pessoas à inspiração e engajamento através das suas ações e comportamentos. Liderar, motivar, engajar e negociar com o uso da inteligência emocional. E por falar em inteligência emocional, é essencial que esse profissional saiba lidar muito bem com isso, pois será o responsável por gerir o maior ativo de uma empresa: os colaboradores.
Além disso, por conta do avanço do mundo tecnológico, o profissional de RH deve ter um perfil mais analítico e estratégico no que tange a sistemas e processos, uma vez que irá lidar com essa habilidade e não somente com o pensar. Essa visão sistêmica dará ao profissional de RH outras possibilidades de análises mais completas a fim de utilizar as informações da organização para oportunidades estratégicas uma vez que a visão analítica trará mais detalhes sobre os dados apurados.
A empatia é outra qualidade do profissional de RH. Mas afinal, o que é ser empático? É se identificar com outra pessoa ou com a situação vivida por ela. É saber ouvir os outros e se esforçar para compreender os seus problemas, suas dificuldades e as suas emoções. Nesse sentido, não há como não ser empático quando falamos em ouvir as pessoas e entender como agir em nome da empresa de forma clara e compreensiva.
Para finalizar, na minha opinião, devemos acrescentar ainda três qualidades para que esse profissional seja completo: gerir o tempo, ser produtivo e criativo. Quando falamos em RH, recebemos várias demandas ao mesmo tempo e é fundamental que saibamos delegar quando necessário e de forma responsável.
Além disso, o RH deve ser o responsável por buscar as melhores práticas para garantir que a empresa utilize as pessoas e os recursos em sua plenitude, buscando ainda treinamentos específicos, avaliando profissionais e sendo criativo em momentos de crise, como muito bem fomos no início da pandemia.
Se você procura ajuda para construir esse novo perfil, procure a MAZARS, acesse e solicite um contato.
Sandra Gindero, diretora da área de terceirização de folha de pagamento e serviços de RH da Mazars falou um pouco sobre qual é o novo perfil do profissional de RH.