RH Digital |
8 julho 2022
Os indicadores de RH são informações estratégicas que auxiliam o RH na construção de ações efetivas para a tomada de decisões. Sendo assim, a partir destes indicadores, constroem-se metas de acordo
com o objetivo da empresa. Além disso, os indicadores orientam os gestores em tomadas de decisões que podem causar impactos em todos os setores da companhia.
A área de RH é responsável por gerar esses indicadores, que também são chamados de KPI, ou Key Performance Indicator. Os KPI’s mais importantes são:
- Índice de turnover;
- Custo de turnover;
- Índice e custo de absenteísmo;
- Índice de diversidade;
- Taxa de retenção de talentos;
- Taxa de recrutamento e seleção;
- Tempo médio na empresa;
- Índice de reclamações trabalhistas;
- Investimento em treinamentos;
- Custo e investimento per capita em benefícios.
A leitura destes indicadores pode trazer muitas informações que serão úteis tanto para a própria área de RH (medindo a eficiência da equipe e dos processos), como também para gestores e os
administradores da empresa.
Cada um destes indicadores poderão ser subdivididos, gerando várias informações, como por exemplo, se explorarmos o índice de turnover, poderemos entender se temos problemas na empresa em relação à insatisfação dos colaboradores, processos seletivos não aderentes à cultura da empresa, capacidade de reter talentos, dentre outros fatores que poderão ser explorados. Já se olharmos para o indicador de tempo médio na empresa, saberemos se há boas condições de trabalho no caso de um percentual alto, assim como um resultado contrário pode nos levar a identificar a falta de ações voltadas aos colaboradores da empresa.
Sandra Gindero, diretora da área de terceirização de folha de pagamento e serviços de RH da Mazars
Saiba como a Mazars pode te auxiliar para otimizar seus processos de RH. Acesse o link e solicite um contato do nosso time.