RH Digital |
28 dezembro 2022
Traçar estratégias para aumentar o engajamento dos colaboradores de uma organização não deve ser apenas uma preocupação do RH, mas de todo o time. Uma pesquisa realizada pela Gallup apontou que, no Brasil, apenas 27% das pessoas têm o perfil de ownership, enquanto 12% são desengajadas, desestimulando outras pessoas da equipe.
Para que a organização não seja afetada como um todo, é indispensável que os líderes realizem – entre outras tarefas de uma metodologia de gestão de pessoas otimizada – ações que contribuam para o sentimento de pertencimento dos profissionais. E é neste contexto que entra o conceito de ownership.
Ownership: o sentimento de pertencimento
No contexto corporativo, ownership é o conjunto de estratégias que contribuem para que os funcionários se sintam pertencentes à empresa. Com isso, o seu time contará com pessoas satisfeitas e mais engajadas em suas funções.
É preciso entender primeiramente quais são as características dos colaboradores que já se sintam “donos”, como se comunicam e tomam suas decisões. Adquirindo estas informações, você precisará ampliá-la ao restante da equipe.
Características de pessoas com senso de ownership
Pessoas ownerships contam com características que as fazem agir como donos da empresa em suas funções. Conheça algumas destas pessoas:
- As proativas
- As flexíveis
- As responsivas
- As que tomam decisões com base em dados
- As que mudam a rotina
- As que são fãs da empresa
Não basta apenas fornecer benefícios financeiros para que os colaboradores desenvolvam o sentimento de ownership: é preciso também criar espaço para atitudes emocionais que estejam de acordo com o senso de ownership, independente da sua ocupação.
Uma pesquisa realizada por profissionais de duas universidades americanas, Michigan State University e University of Minnesota Duluth, mostrou que o sentimento de propriedade psicológica dos entrevistados está associado ao seu comportamento, desempenho e atitudes dentro de uma organização.
Como despertar o senso de ownership em sua empresa
Se uma empresa busca ter uma equipe engajada e com potencial de desenvolvimento, é importante que o direcionamento seja muito claro. Nós, da Mazars, separamos as principais estratégias para despertar o sentimento de ownership em seus colaboradores. Confira abaixo:
Dê valor ao seu staff
O colaborador precisa entender que o seu trabalho tem uma enorme contribuição nos resultados da empresa. Para que o senso de ownership seja despertado, é preciso incentivar o bom relacionamento em equipe, entender suas necessidades e oferecer estímulo financeiro ao colaborador, como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Se o aumento da receita impacta os vencimentos do staff, sua satisfação com o trabalho tende a aumentar, e consequentemente influencia o relacionamento entre toda a equipe na mesma proporção, já que auxilia na motivação dos colaboradores em prol da entrega de resultados cada vez melhores.
Invista em treinamentos
É mais do que necessário que uma organização invista em treinamentos dos colaboradores para estimular a melhoria destes profissionais. Quando você investe em treinamentos, você coloca toda a sua equipe na posição desejada para o funcionamento da empresa. Para que os colaboradores ajam seguindo a cultura ownership, é fundamental que saibam dominar suas funções como líderes.
Além disso, promover um colaborador é uma decisão importante para motivá-lo e desenvolvê-lo dentro da equipe.
Desperte a consciência corporativa
A liderança dos gestores pode despertar o senso de ownership no seu time, pois os colaboradores se inspiram em seus líderes. É preciso que os chefes de equipe coloquem o propósito, os valores, a missão e a visão da empresa em prática dentro do seu grupo. Desta forma, a equipe respeitará as diretrizes da organização, tornando o time mais comprometido.
Os líderes precisam deixar claro que estão abertos a críticas e novas ideias. Este comprometimento permite que o colaborador se sinta mais à vontade no espaço de trabalho, e que também trabalhe o seu lado empreendedor durante o expediente.
Adote rotinas de feedbacks e avaliações
Avaliações e feedback são fundamentais para identificar o potencial do colaborador e gerenciar seu progresso. Inserir essa estratégia na rotina de trabalho também ajuda a identificar quais áreas da organização precisam ser melhoradas.
Faça contratações ownership
O RH pode trabalhar com estratégias dentro dos processos de contratação para atrair profissionais que já possuem a cultura ownership. Além dos diplomas e certificados, é importante perceber se o candidato está alinhado aos valores, à visão e à missão da empresa, questionando-o sobre habilidades presentes em uma liderança.
Fortaleça a comunicação interna
O principal objetivo da comunicação interna é trazer a cultura da empresa para o ambiente de trabalho, e é através da comunicação objetiva e transparente que uma organização dará vida à cultura e oferecerá uma visão mais clara ao colaborador, transmitindo assim o ownership.
A Mazars é uma empresa inovadora no ramo de Auditoria, Consultoria, BPO, TAX, Financial Advisory e Digital, que pode ajudar a sua organização no processo de pertencimento e sentimento de ownership do profissional.