Tendências Emergentes nos Controles Gerais de TI 

As tendências para os controles gerais de TI (ITGC) estão em constante evolução à medida que a tecnologia avança e o ambiente regulatório se torna mais complexo. As organizações estão adotando abordagens inovadoras para proteger seus sistemas e garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade de suas informações. 

Inovações tecnológicas e novos controles gerais de TI 

Em qualquer empresa, o uso da tecnologia, além de uma ferramenta operacional, se tornou uma decisão estratégica. A orientação tecnológica nos negócios não é mais diferencial e sim, uma necessidade para a perenidade das companhias.  

Observamos, nos últimos anos, o surgimento de ferramentas que permitem potencializar o uso da tecnologia, diminuindo a dependência dos processos às decisões dos seres humanos, garantindo desta forma maior agilidade e padronização. Todavia, alguns aspectos de risco devem ser considerados, como por exemplo, questões de segurança dos processos e dados, pincipalmente quanto ao uso mais recente da Inteligência Artificial. 

Com o avanço da tecnologia por meio do uso de Inteligência Artificial, Robotização de Processos e Segurança em Nuvem, novos controles têm sido implementados e precisam ser avaliados para garantir a conformidade do negócio e minimização dos riscos.  

Destacamos quatro temas relevantes para os controles gerais de TI: 

  • Auditorias Ágeis: A adoção de metodologias ágeis tem transformado as auditorias em processos contínuos, não mais restritos a uma ou duas vezes ao ano, proporcionando maior segurança para as organizações. 
  • Conformidade com Leis de Privacidade e Proteção de Dados: Com regulamentações como a LGPD, os controles gerais de tecnologia estão se adaptando para garantir a proteção dos dados pessoais conforme a legislação. 
  • Segurança Cibernética e Gestão de Riscos: A cibersegurança tornou-se um tema essencial nos ITGCs para a proteção de ativos e monitoramento contínuo das ameaças. 
  • Controles em Terceiros e Fornecedores: À medida que as organizações dependem mais de terceiros, os ITGCs estão incorporando controles para garantir que os fornecedores mantenham um ambiente de controle adequado. 

Avançando na maturidade tecnológica 

Na Forvis Mazars, utilizamos uma combinação de frameworks reconhecidos mundialmente, como NIST CSF 2.0, ISO 27001, COBIT e CIS Controls, para uma avaliação holística do ambiente de controles de tecnologia e segurança da informação. 

Os controles de gestão de acessos, inteligência artificial, gestão de mudanças, backup, resposta a incidentes, plano de continuidade de negócios e governança de TI também são cruciais em nossa avaliação. Personalizamos um programa de trabalho conforme a realidade de cada empresa, abordando todos os controles relevantes e destacando possíveis lacunas ou oportunidades de melhorias. 

Trabalhamos colaborativamente com nossos clientes para implementar boas práticas de segurança da informação e governança de TI, ajudando-os a alcançar um maior nível de maturidade no ambiente tecnológico. 

Para conhecer mais sobre como podemos auxiliar sua empresa em questões de segurança da informação, governança de TI e mais, clique no botão abaixo. 

Pessoa tocando uma tela e escrito "Conheça nossas soluções de TI". Controles Gerais de TI.