Tecnologia |
23 fevereiro 2023
Os ataques da cadeia de suprimentos têm aumentado nos últimos anos, tornando-se rapidamente uma das mais perigosas ameaças de segurança. Neste artigo, a divisão de cibersegurança da Mazars destaca alguns dos incidentes mais notáveis da cadeia de suprimentos observados em 2022.
O hack Okta
Principal provedora de serviços de autenticação, a Okta teve sua rede invadida pelo infame grupo de extorsão de dados Lapsus, que tinha como objetivo aproveitar o acesso à Okta para atingir seus clientes. O grupo Lapsus teve acesso à rede da empresa por meio de um sub-processador terceirizado, o Sitel, e pôde visualizar as informações dos clientes da Okta e realizar ações administrativas.
O hack ocorreu de 16 a 21 de janeiro, e foi divulgado publicamente no final de março. De acordo com a Okta, que tem mais de 15.000 clientes em todo o mundo, o incidente impactou aproximadamente 375 clientes.
O ataque de tokens GitHub OAuth
Em abril, a equipe de segurança do GitHub revelou um incidente de segurança, no qual os atacantes roubaram tokens de usuários OAuth emitidos aos integradores de terceiros Heroku e Travis-CI e os aproveitaram para baixar dados de dezenas de clientes do GitHub que estavam usando aplicativos OAuth mantidos pelos fornecedores acima mencionados, incluindo NPM e o próprio serviço de hospedagem do repositório.
O GitHub disse que esses ataques foram altamente direcionados, dado que os invasores listaram cuidadosamente todos os repositórios privados acessíveis e só baixaram repositórios de organizações específicas.
O hack de Fishpig do fornecedor Magento
Várias extensões desenvolvidas pela FishPig, uma empresa que fornece software de integração Magento-WordPress, foram infectadas com malware em um ataque da cadeia de suprimentos que ocorreu em agosto.
Os invasores comprometeram a infraestrutura do fornecedor e injetaram código malicioso que instala o malware Recoobe no FishPig Magento Security Suite e no software FishPig WordPress Multisite para ter acesso a sites usando os produtos do FishPig. O ataque parecia afetar as extensões pagas do Fishpig, as extensões gratuitas hospedadas no GitHub não foram impactadas. Não está claro quantas lojas de e-commerce Magento foram afetadas neste ataque.
O ataque “AccessPress” à cadeia de suprimentos AccessPress
O AccessPress, um popular plugin WordPress e desenvolvedor temático de complementos usados em mais de 360.000 sites ativos, foi comprometido em um ataque maciço da cadeia de suprimentos, com o software da empresa substituído por versões backdoored. O backdoor deu aos atores de ameaças acesso total a sites que usavam plugins maliciosos.
No total, os atores de ameaças por trás do ataque comprometeram 40 temas e 53 plugins disponíveis no site AccessPress Themes.
Provedor de chat comercial Comm100 comprometido em ataque à cadeia de suprimentos semelhante ao SolarWinds
O provedor de bate-papo comercial Comm100, com sede no Canadá, que afirma ter 15.000 clientes em 51 países, sofreu um ataque cibernético, onde um ator de ameaças ligado à China comprometeu a infraestrutura do fornecedor e sequestrou o instalador do software Live Chat da Comm100. Os atacantes modificaram o instalador para as máquinas das vítimas de backdoor, o que lhes permitiria implantar malware adicional.
Embora o compromisso tenha sido de curta duração, o ataque afetou empresas dos setores industrial, de saúde, tecnologia, manufatura, seguros e telecomunicações na América do Norte e Europa. Ainda não se sabe quantas vítimas foram atingidas no ataque.
Lembramos que a Mazars é uma empresa especialista em projetos de proteção de dados e cibersegurança, contamos com uma equipe de especialistas para auxiliar na avaliação da maturidade cibernética, execução de testes de intrusão (PENTEST), treinamento, monitoramento SOC e implementação de controles em cibersegurança.
Comments