As paredes têm ouvidos: o que elas estão sussurrando sobre sua empresa?

Provavelmente, você já ouviu ou se lembra de uma antiga expressão que dizia que “as paredes têm ouvidos”. No ambiente corporativo, essa sabedoria se mostra relevante. Muitas fraudes silenciosas são disfarçadas com sussurros, boatos sobre “agrados” ou “caixinhas” que, embora soem corriqueiros ou até “parte do jogo”, podem indicar uma fragilidade sistêmica com impacto estrutural negativo que comportamentos dessa natureza podem provocar nas organizações. 

Um panorama das fraudes corporativas 

De acordo com o estudo apresentado no Relatório de Fraude Ocupacional de 2024: Um Relatório para as Nações, elaborado pela Association of Certified Fraud Examiners (ACFE), mais da metade das fraudes corporativas ocorre em decorrência da ausência ou falhas nos controles internos. Estima-se que, anualmente, as organizações percam cerca de 5% de suas receitas devido a fraude. 

Segundo o estudo, esquemas de apropriação indevida de ativos são os mais comuns, porém menos onerosos, enquanto fraudes corporativas em demonstrações financeiras são as menos comuns, mas tendem a ser mais onerosas. A principal forma de identificação de fraudes é por meio de denúncias, o que indica que canais de denúncias com a respectiva apuração de denúncias eficazes podem ser decisivos para antecipar riscos não mapeados ou fragilidades nos processos internos. 

Abordagem das organizações frente ao risco de fraude 

Embora um sistema de controles preventivos e efetivamente implementado seja um dos princípios fundamentais de um programa de gerenciamento de risco de fraude, a presença de um controle específico ou de uma combinação de controles não garante que a fraude não ocorrerá. Isso reforça a necessidade de uma abordagem adaptativa e um olhar atento com visão de riscos para a proteção dos negócios. 

Proteger os ativos requer não apenas controles e políticas bem estruturadas, mas também o fortalecimento de uma cultura organizacional baseada na integridade, na conformidade e na responsabilização com a aplicabilidade fundamentada em princípios norteadores estabelecidos no Código de Ética. Investir em ações preventivas e detectivas, com processos de apuração de fraudes corporativas efetivos e independentes, é um passo essencial para a reputação e preservação das empresas. Você está realmente ouvindo o que suas paredes tentam dizer? 

Ajuda profissional é essencial 

Para identificar possíveis fraudes e diminuir riscos em sua empresa ou organização, é fundamental contar com uma ajuda especializada – que irá identificar problemas e adequar sua organização para as melhores práticas do mercado. 

A área de Forensic da Forvis Mazars é especializada na prestação de serviços de investigação e resposta a indícios de fraudes corporativas e outras condutas impróprias, abrangendo diferentes naturezas e setores. Nossos serviços abrangem a condução de investigações detalhadas sobre diversos tipos de fraude corporativa; avaliações de risco de fraude em conformidade com legislações nacionais e internacionais (como FCPA – Foreign Corrupt Practices Act); avaliação do programa de prevenção à lavagem de dinheiro; avaliação reputacional (background check), entrevistas forenses, além de aplicação de tecnologia para análise, extração e preservação de dados digitais, por meio de processos eficientes de e-Discovery, facilitando a apuração de provas eletrônicas. 

Conheça mais sobre como podemos apoiar você: clique no link e saiba mais.