Maturidade em segurança da informação: o caminho da conformidade à excelência 

Nos últimos anos a segurança da informação deixou de ser apenas uma exigência técnica para se tornar um pilar estratégico nas organizações. Há uma grande pressão por parte de reguladores, clientes e investidores para atendimento aos controles de segurança. 

O ponto de partida para a conformidade 

Nesse contexto, é fundamental que a empresa esteja alinhada às regulações e/ou frameworks, principalmente para evitar multas e sanções, garantir o cumprimento de exigências de clientes e, além disso, demonstrar o compromisso com governança e compliance. 

Entretanto, não basta apenas se limitar à conformidade. Para garantir uma proteção efetiva, é necessário que a empresa adote mecanismos robustos de monitoramento e gerenciamento do ambiente de tecnologia, indo além do cumprimento básico das normas. 

Os estágios da maturidade em segurança da informação 

Dessa forma, evoluir da conformidade para a excelência em segurança da informação envolve um processo de amadurecimento contínuo de práticas, pessoas e tecnologias. 

Ao analisar essa evolução, nos estágios abaixo podemos observar diferentes níveis de maturidade: 

  • Inicial (reativo): controles básicos com foco em atender urgências sem se preocupar com a segurança. 
  • Conformidade: implementação das normas e atendimento requisitos regulatórios. 
  • Gerenciado: processos padronizados, métricas e monitoramento. 
  • Integrado: segurança alinhada ao planejamento estratégico da organização. 
  • Excelência: cultura de segurança incorporada ao negócio, inovação contínua, uso de inteligência cibernética e inovação. 

Benefícios de alcançar a excelência em segurança da informação 

Como resultado dessa evolução, as empresas que conseguem atingir o nível de excelência conquistam múltiplas vantagens. Entre elas, destacam-se a proteção da reputação e da confiança de clientes e investidores, a redução de riscos operacionais e financeiros, o ganho de vantagem competitiva no mercado e, ainda, o aumento da eficiência com a utilização de ferramentas de automação e inteligência artificial. 

Conclusão 

segurança da informação é uma jornada evolutiva. Estar em conformidade garante proteção mínima, mas alcançar a maturidade é o que diferencia as organizações em um mercado cada vez mais digital e competitivo.


Para apoiar você em alcançar a maturidade em segurança da informação, conte com a Forvis Mazars. Para saber mais, clique no botão abaixo e fale com um de nossos consultores: